segunda-feira, 19 de abril de 2010

ENCONTRO NO DRT SEM NEGOCIAÇÃO!

Antes de entrar no dissídio, os sindicatos que compõem a FETRAESC estiveram reunidos na última segunda-feira, 29, na Superintendência Regional do Trabalho e Emprego de Santa Catarina, em Florianópolis, com o representante do SINEPE, Cláudio Lange. A reunião foi mediada por Edilene Freccia Silvestrin, que lavrou a ata.

O encontro era mais uma tentativa de fechar a negociação. Para Roberta Peinador, “Nós esperávamos, naquele momento, fechar a negociação, mas o SINEPE enviou um representante que não tinha autonomia para concluir o processo”. A presença do SINEPE teve uma única função, de concordar com a manutenção da Data-Base de 1º de março e informar que está disposto a continuar a negociação coletiva.

A estratégia do sindicato patronal era de evitar que os sindicatos dos trabalhadores entrassem em dissídio coletivo. Os pontos de conflito são: mudança na cláusula da bolsa de estudo, banco de horas, cláusula de compensação de horas pré existente, reajuste e ganho real, dias 24 e 31 de dezembro não sejam considerados férias – mas sim feriados – e que o piso nacional do magistério seja válido também para rede particular.

Os representantes dos sindicatos dos trabalhadores concordaram em definir mais uma data e local para outra rodada de negociação, concentrando energia nos pontos de conflito. Essa negociação será definitiva para ajuizar ou não o dissídio coletivo.


Fonte: Fetraesc